JUPAZ DE TIMON

O que é?

O JUPAZ (Juventude pela Paz) é um projeto que nasceu do empenho de vários jovens nordestinos que decidiram abraçar a causa da paz e engajar-se, a partir dos seus ambientes, na construção de uma Cultura de Paz e pretende tornar-se uma rede de jovens que no nordeste brasileiro e no mundo lutam pela paz. Assessorado pelo CEJUPAZ, o grupo passou a fazer parte do processo de implementação de ações da Província Comboniana do Brasil Nordeste, consideradas prioritárias e voltadas para o trabalho com jovens na perspectiva da Justiça e Paz, Integridade da Criação e, especificamente, de uma Juventude para a Paz.

objetivo

A partir das necessidades e anseios do nosso povo, sobretudo das juventudes, o grupo procura desenvolver ações pontuais e permanentes inspiradas nos princípios da educação para a paz, para os direitos humanos e para o desenvolvimento sócio-ambiental sustentável em vista da construção de uma cultura de paz e de uma sociedade mais democrática e humana.

Metodologia

O JUPAZ segue o princípio da formação na ação e desenvolve as suas atividades através de uma metodologia crítico-participativa que prioriza o protagonismo juvenil e procura formar parcerias com outras forças e movimentos juvenis, interagindo com a comunidade e privilegiando o espaço escolar.

Formação

Além de inspirar-se nos princípios do Manifesto 2000, o JUPAZ segue, de maneira dinâmica, como pauta para a “formação na ação”, os seguintes conteúdos:

·    Resolução não-violenta de conflitos
·    Paz, violência e guerra
·    Desarmamento
·    Justiça e direitos humanos
·    Poder, gênero e raça
·    Meio ambiente e ecologia
·    Mística da não-violência ativa
·    Técnicas pedagógicas
·    Participação política e cidadania
·    Outros...


2 comentários:

  1. "Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros."

    Fernanda Cabral

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia
    Bom é a primeira vez que visito e site da CeJuPAZ e gostei das discrições, pretendo participar desse encontro que se realizara em Timon nos dias 12 à 14 de agosto...

    meu e-mail pra contato é: joao.pbs1@hotmail.com

    joao batista
    14 de julho de 2011

    ResponderExcluir

Faça aqui seu comentário: