Dia Internacional da Juventude 2010

Dia Internacional da Juventude 2010: Mensagem do Secretário Geral da ONU


Nesse dia 12 de agosto, ao mesmo tempo em que comemoramos o Dia Internacional da Juventude, damos início ao Ano Internacional da Juventude, cujo tema é “Diálogo e entendimento mútuo”.

As difíceis condições sociais e econômicas que estamos vivendo justificam que prestemos atenção especial à juventude. 87 por cento das pessoas de entre 15 e 24 anos mora em países em desenvolvimento. A crise econômica mundial teve efeitos desproporcionados nos jovens. Estes perderam empregos, lutaram para conseguir trabalhos pouco remunerados e o seu acesso ao ensino foi limitado. Em momentos em que a economia começa lentamente a estabilizar-se, deve dar-se uma importância fundamental às necessidades dos jovens.

Trata-se de um imperativo moral e uma necessidade de desenvolvimento. É também uma oportunidade: a energia dos jovens pode estimular economias deficientes. Sinto-me continuamente inspirado pela boa vontade, o talento e o idealismo dos jovens que tenho a oportunidade de conhecer em diversas partes do mundo. Os jovens estão fazendo contribuições importantes em nosso luta para erradicar a pobreza, conter a propagação de doenças, lutar contra a mudança climática e atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Peço aos Estados Membros que aumentem os investimentos nos jovens para que estes possam fazer uma contribuição ainda maior.

Durante o Ano Internacional, as Nações Unidas e as suas organizações juvenis associadas se concentrarão na necessidade de fomentar o diálogo e o entendimento entre as distintas gerações, culturas e religiões. Num mundo em que os diferentes povos e tradições estão estabelecendo relações mais estreitas e frequentes como nunca antes na história, é crucial que os jovens aprendam a escutar atentamente, a solidarizar-se com os demais, a reconhecer opiniões divergentes e a resolver conflitos. Poucas tarefas são mais importantes que a de fomentar essas aptidões e educar os jovens nos direitos humanos, pois eles não somente são a geração de líderes do futuro, mas também partes interessadas fundamentalmente no presente. Reconheçamos que as gerações mais velhas podem aprender muito das experiências e exemplos de jovens que chegam à idade adulta num mundo de acelerada interconectividade.

No começo deste Ano Internacional, reconheçamos e celebremos tudo o que os jovens podem fazer para construir um mundo mais seguro e mais justo e redobremos os nossos esforços para incluir os jovens nas políticas, nos programas e nos processos deliberativos que beneficiam o futuro deles e o nosso.


Ban Ki-Moon, Secretário Geral das Nações Unidas.


Ano Internacional da Juventude 2010 – 2011: “Diálogo e entendimento mútuo”


A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou em dezembro de 2009 a resolução 64/134, na qual aprovou o Ano Internacional da Juventude, que vai de 12 de agosto de 2010 a 11 de agosto de 2011, demostrando com isso a importância que outorga a comunidade internacional ao integrar questões relacionadas com a juventude aos programas de desenvolvimento mundiais, regionais e nacionais. Com o tema “Diálogo e entendimento mútuo”, o Ano tem como objetivo promover os ideais de paz, respeito dos direitos humanos e solidariedade entre as gerações, as culturas, as religiões e as civilizações.

O mundo enfrenta hoje múltiplas crises, frequentemente interligadas, como a financeira, a da segurança e a ambiental, além de outros problemas socioeconômicos que dificultam a conquista dos Objetivos de Desenvolvimento conveniados internacionalmente. Investir nos jovens e associar-se com eles é fundamental para enfrentar estes problemas de uma maneira sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui seu comentário: