Pelas oportunidades se abrem os caminhos |
“Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidado" (Artigo I Declaração Universal Dos Direitos Humanos).
Diariamente somos convidamos, não só a recordar os defensores dos Direitos Humanos como Gandhi, Nelson Mandela, Martin Luther King e tantos outros que lutam e lutaram sem serem reconhecidos como tal. Como também, de modo especial, fazer com que nossa prática diária se torne uma bandeira e uma faca afiada na defesa incondicional dos Direitos Sociais. Defesa esta pautada na justiça social e na prática da não violência ativa.
![]() |
O melhor caminho é o que acolhe a todos |
Século XXI, mês do Dia Internacional dos Direitos Humanos, 10 de dezembro. É Triste a realidade marcada pela insuficiência de Justiça, sobretudo, para com aqueles que sofrem as inúmeras diferenças sociais de uma sociedade velada de preconceitos, a qual provoca uma gama de conseqüências sem priorizar, nem valorizar a vida humana. Manifestação cada vez mais evidente que não e possível eludir. Assenti-se que homens se abriguem em barracos, padecendo doenças, nudez, fome e desemprego.
Achar que as desigualdades não incomodam faz com que as inumeras instituições que se dizem verdadeiramente democráticas desenhem um futuro cada vez mais trágico para a humanidade. Pois buscam reparar os problemas apenas em caráter paleativo, deixando escapar as verdadeiras atitudes de resolução, que se revelam, na maioria das vezes, pequenas e próximas.
![]() |
sempre há a busca de dignidade |
A perspectiva de um mundo melhor é algo que ilude, mais é preciso que se lute pelos direitos básicos de todo ser humano não tão somente os que garantam o material necessário a subsistência, mais também os de ordem espiritual. Este traz ao homem a capacidade de sonhar e nutre-o da energia vital para voltar a viver. Faz, por fim, se necessário lutar para que os direitos sejam respeitados e ao mesmo tempo ter consciência dos deveres se permintindo carregar o fardo, ou seja, cumpri-los.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça aqui seu comentário: